TESTE VOCACIONAL III

Image

 

FUNDAÇÃO CIENTÍFICA REIS DE LEÃO E DAS ASTÚRIAS/FUCIRLA-PB

Por meio de seu pesquisador Prof. Dr. Montgômery Vasconcelos propõe o III Teste Vocacional à Juventude Secundarista Brasileira, rumo à mudança de opção do Brasil pela Educação, posto ser esta que irá salvar o país jamais a corrupção! Jovens, façam seu Teste Vocacional III junto aos seus pais, professores e colegas de Turma.

Abaixo está o Teste Vocacional III recomendado pela Fundação Científica Reis de Leão e das Astúrias/FUCIRLA-PB, leia e sigas às instruções pra ter êxito em seu Curso Superior. Caso tenha dúvida no teste, entre em contato pelo e-mail: fucirla@hotmail.com

Ponha à prova sua vocação que se identifica com o seu dom dado por Deus. Todavia, testes vocacionais não fazem milagres, não têm poder de apontar a única profissão pra você seguir, os que fazem são picaretas. Mas os testes vocacionais são um bom norte que dão rumo ao seu dom, aptidões e interesses. Com questões aparentemente tolas, os testes conseguem colher impressões duma pessoa sobre um campo profissional. O questionário abaixo é um teste vocacional dos mais empregados. Você lerá uma série de atividades apresentadas aos pares, com letras “A” e “B”. Algumas dessas atividades parecerão estranhas, mas não estão aí à toa. Lendo-as, assinale “A” ou “B”, fique livre também pra marcar as duas ou nenhuma.

 

Teste Vocacional III

 

Grupo I – Você prefere

(   ) A – ler sobre eletricidade 

(   ) B – ler sobre física nuclear

 

(   ) A – observar planetas no telescópio

(   ) B – observar células no microscópio 

 

(   ) A – ler sobre a fabricação de tintas

(   ) B – ler sobre métodos de calcular 

 

(   ) A – obter uma bolsa para estudar química

(   ) B – obter uma bolsa para estudar educação

 

(   ) A – fazer o projeto de um novo viaduto 

(   ) B – traduzir um romance 

 

(   ) A – fazer experiências num laboratório de física

(   ) B – fazer modelagem e desenho 

 

(   ) A – ler sobre mecânica 

(   ) B – ler sobre física quântica 

 

(   ) A – estudar os ossos e músculos do corpo humano 

(   ) B – conhecer o mecanismo das máquinas em geral 

 

(   ) A – resolver quebra-cabeças matemáticos

(   ) B – resolver quebra-cabeças com objetos 

 

(   ) A – visitar um orfanato

(   ) B – visitar um museu de ciências  

 

(   ) A – ler obras de escritores famosos 

(   ) B – conhecer trabalhos de físicos famosos

 

(   ) A – visitar uma galeria de arte

(   ) B – conhecer um novo aparelho de laboratório

 

Grupo II – Você prefere

(   ) A – conhecer as leis da genética

(   ) B – conhecer o funcionamento de um motor

 

(   ) A – visitar um laboratório de microbiologia 

(   ) B – ir a uma exposição de produtos

 

(   ) A – estudar a respiração dos peixes

(   ) B – aprender a trabalhar com máquinas de calcular 

 

(   ) A – analisar as propriedades terapêuticas das frutas

(   ) B – fazer um estudo sobre desemprego 

 

(   ) A – ler sobre a reprodução das aves

(   ) B – ler sobre literatura 

 

(   ) A – fazer experiências com plantas 

(   ) B – fazer decoração e paisagismo

 

(   ) A – estudar a composição da atmosfera 

(   ) B – estudar o DNA 

 

(   ) A – ir a um laboratório de análises clínicas 

(   ) B – assistir a uma palestra sobre imunologia 

 

(   ) A – determinar o custo de uma nova máquina 

(   ) B – pesquisar a cura da Aids 

 

(   ) A – estudar a causa da delinquência juvenil 

(   ) B – observar o comportamento dos animais 

 

(   ) A – obter uma bolsa de literatura 

(   ) B – obter uma bolsa de biologia 

 

(   ) A – ler a seção de variedades de um jornal

(   ) B – ler sobre a importância das vitaminas

 

 


GRUPO III – Você prefere:

(   ) A – visitar um asilo de velhos

(   ) B – visitar uma usina nuclear

 

(   ) A – estudar o problema do menor abandonado 

(   ) B – observar o comportamento dos insetos 

 

(   ) A – entrevistar famílias sobre educação dos filhos

(   ) B – organizar e tabular pesquisas 

 

(   ) A – ajudar a resolver problemas de crianças

(   ) B – ajudar famílias de migrantes a se adaptar

 

(   ) A – ser voluntário em programas de adoção de menores

(   ) B – participar de cursos de redação 

 

(   ) A – ler sobre a produção de drogas 

(   ) B – ler sobre arte clássica

 

(   ) A – obter uma bolsa de estatística 

(   ) B – obter uma bolsa de pedagogia 

 

(   ) A – analisar a composição dos alimentos 

(   ) B – analisar as causas do desemprego 

 

(   ) A – calcular o aumento do custo de vida 

(   ) B – estudar a condição social do trabalhador 

 

(   ) A – ajudar a combater a mendicância 

(   ) B – ajudar na educação de favelados 

 

(   ) A – estudar informática 

(   ) B – estudar novo método para erradicar o analfabetismo 

 

(   ) A – desenhar modelos de roupas

(   ) B – ensinar crianças a se orientar no trânsito

 

GRUPO IV – Você prefere:

(   ) A – ler obras de romancistas consagrados

(   ) B – conhecer trabalhos de prêmios Nobel de física

 

(   ) A – estudar a história da pintura 

(   ) B – estudar a história da ciência 

 

(   ) A – pertencer a um grupo literário

(   ) B – pertencer a um grupo da Internet especializado em finanças

 

(   ) A – aprender um idioma estrangeiro

(   ) B – aprender um novo sistema de catalogar animais

 

(   ) A – fazer um curso de literatura moderna

(   ) B – assistir a um curso de gramática

 

(   ) A – escrever uma peça teatral 

(   ) B – trabalhar numa peça

 

(   ) A – projetar uma estrada 

(   ) B – recitar poemas 

 

(   ) A – ler sobre protozoários 

(   ) B – ler sobre poesia 

 

(   ) A – escrever uma tese de química 

(   ) B – escrever uma novela 

 

(   ) A – participar de programas de recuperação de drogados 

(   ) B – participar de um curso de arte 

 

(   ) A – estudar regras de estilo e oratória 

(   ) B – estudar literatura e interpretação de texto

 

(   ) A – criar modelos de cartões-postais

(   ) B – criar frases originais para esses cartões

 

 


GRUPO V – Você prefere:

 

(   ) A – visitar uma exposição de escultura

(   ) B – conhecer um novo tipo de fax

 

(   ) A – ler sobre cinema e teatro 

(   ) B – ler sobre avanços tecnológicos

 

(   ) A-colecionar reproduções de pintura

(   ) B – colecionar gráficos da inflação

 

(   ) A – criar designs de objetos

(   ) B – criar campanhas de trânsito

 

(   ) A – bolar um novo tipo de cenografia para dança

(   ) B – bolar uma nova iluminação para palco 

 

(   ) A – inventar estampas para tecido 

(   ) B – criar desenhos para histórias em quadrinhos

 

(   ) A – fazer experiências num laboratório de química 

(   ) B – fazer desenho e gravura 

 

(   ) A – testar a resistência dos materiais 

(   ) B – fazer decoração de ambientes 

 

(   ) A – trabalhar com computador 

(   ) B – desenhar os móveis de uma casa  

 

(   ) A – ler sobre o efeito estufa

(   ) B – ler sobre a história da música 

 

(   ) A – redigir um roteiro de cinema 

(   ) B – trabalhar num filme

 

(   ) A – criar desenhos para embalagens de produtos

(   ) B – criar ilustrações para artigos da imprensa

 

 

 

RESPOSTA DO TESTE VOCACIONAL III

Veja agora Jovem Secundarista Brasileiro as profissões às quais você tem inclinação e dom. Transporte os pontos totais assinalados em cada grupo de respostas aos espaços abaixo. Veja onde você fez mais pontos e, usando como critério a tabela de pontuação, confira a sua vocação.

(    ) 0 a 3 pontos – interesse pequeno

(    ) 4 a 6 pontos – interesse moderado

(    ) 7 a 9 pontos – interesse grande

(    ) 10 a 12 pontos – interesse muito forte

 

GRUPO I

Dom vocacional à área das Engenharias: Engenharia Civil, Engenharia Sanitária, Engenharia de Transportes, Engenharia de Minas, Engenharia de Materiais e Metalúrgica, Engenharia Química, Engenharia Nuclear, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Engenharia Naval e Oceânica, Engenharia Aeroespacial, Engenharia Elétrica, Engenharia Biomédica. Como também à área das Ciências Exatas e da Terra: Matemática, Probabilidade e Estatística, Astronomia, Ciência da Computação, Física, Química e Geociências.

 

GRUPO II

Inclinação à área das Ciências da Saúde: Medicina, Nutrição, Odontologia, Farmácia, Enfermagem, Saúde Coletiva, Educação Física, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional. Bem como ainda, mostra certo dom à área das Ciências Biológicas: Biologia Geral, Genética, Morfologia, Fisiologia, Bioquímica, Biofísica, Farmacologia, Imunologia, Microbiologia, Parasitologia, Ecologia, Oceanografia, Botânica, Zoologia. Além de apresentar inclinação à área das Ciências Agrárias: Agronomia, Recursos Florestais e Engenharia Florestal, Engenharia Agrícola, Zootecnia, Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca, Medicina Veterinária, Ciência e Tecnologia de Alimentos.

 

GRUPO III

Apresenta maior interesse à área de Ciências Humanas: Filosofia, Teologia, Sociologia, Antropologia, Arqueologia, História, Geografia, Psicologia, Educação, Ciência Política. Mas também tem inclinação à área das Ciências Sociais Aplicadas: Direito, Administração, Turismo, Economia, Arquitetura e Urbanismo, Desenho Industrial, Planejamento Urbano e Regional, Demografia, Ciência da Informação, Museologia, Comunicação, Serviço Social.

 

GRUPO IV

Possui vocação e dom à área de Linguística, Letras e Artes/Música.

LINGUÍSTICA: Teoria e Análise Linguística; Fisiologia da Linguagem; Linguística Histórica; Sociolinguística e Dialetologia; Psicolinguística; Linguística Aplicada;

LETRAS: Língua Portuguesa; Línguas Estrangeiras Modernas; Línguas Clássicas; Línguas Indígenas; Teoria Literária; Literatura Brasileira; Outras Literaturas Vernáculas; Literaturas Estrangeiras Modernas; Literaturas Clássicas; Literatura Comparada.

ARTES/MÚSICA: Fundamentos e Crítica das Artes; Teoria da Arte; História da Arte; Crítica da Arte; Artes Plásticas; Pintura; Desenho; Gravura; Escultura; Cerâmica; Tecelagem; Música; Regência; Instrumentação Musical; Composição Musical; Canto; Dança; Execução da Dança; Coreografia; Teatro; Dramaturgia; Direção Teatral; Cenografia; Interpretação Teatral; Ópera; Fotografia; Cinema; Administração e Produção de Filmes; Roteiro e Direção Cinematográficos; Técnicas de Registros e Processamento de Filmes; Interpretação Cinematográfica; Artes do Vídeo; Educação Artística.

Bem como ainda tem inclinação à área das Ciências Sociais Aplicadas: Direito, Administração, Turismo, Economia, Arquitetura e Urbanismo, Desenho Industrial, Planejamento Urbano e Regional, Demografia, Ciência da Informação, Museologia, Comunicação, Serviço Social. Haja vista demonstrar maior interesse por profissões ligadas ao uso e domínio da língua oral e escrita como publicidade, relações públicas, jornalismo. 

 

GRUPO V

Demonstra interesse por atividades artísticas, como cinema, teatro, música, arquitetura e artes plásticas. Possui ainda inclinação à área Multidisciplinar (Interdisciplinar: Meio Ambiente e Agrárias, Sociais e Humanidades, Engenharia/Tecnologia/Gestão, Saúde e Biológicas, Ensino de Ciências e Matemática; Materiais: Biotecnologia, Ciências Ambientais.

 

É normal que você demonstre interesse por mais dum campo de conhecimento. A combinação de dois ou mais interesses, muitas vezes com pontuação idêntica, não deve confundi-lo. Ao contrário, o cruzamento dos campos pode ser esclarecedor. Se a sua primeira área de interesse é o Grupo I, das ciências físicas, e o Grupo V, das atividades artísticas, os especialistas afirmam que isso pode indicar profissões que associem técnica e arte, como arquitetura. Interesse forte por biológicas combinado à área de humanas pode ser indicativo duma tendência ao exercício da medicina ou de biologia vinculada à saúde pública.

Confira agora Jovem Secundarista do Brasil como este seu Teste Vocacional III visa à definição do dom com que cada pessoa nasce pra a partir daí candidatar-se às nove Áreas do Saber recomendadas pelo MEC, e com uma das quais se identificará, se formará e terá êxito em seu Curso Superior:

 

a) CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA (Matemática, Probabilidade e Estatística, Astronomia, Ciência da Computação, Física, Química, Geociências)

 

b) CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (Biologia Geral, Genética, Morfologia, Fisiologia, Bioquímica, Biofísica, Farmacologia, Imunologia, Microbiologia, Parasitologia, Ecologia, Oceanografia, Botânica, Zoologia)

 

c) ENGENHARIAS (Engenharia Civil, Engenharia Sanitária, Engenharia de Transportes, Engenharia de Minas, Engenharia de Materiais e Metalúrgica, Engenharia Química, Engenharia Nuclear, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Engenharia Naval e Oceânica, Engenharia Aeroespacial, Engenharia Elétrica, Engenharia Biomédica)

 

d) CIÊNCIAS DA SAÚDE (Medicina, Nutrição, Odontologia, Farmácia, Enfermagem, Saúde Coletiva, Educação Física, Fonoaudiologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional)

 

e) CIÊNCIAS AGRÁRIAS (Agronomia, Recursos Florestais e Engenharia Florestal, Engenharia Agrícola, Zootecnia, Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca, Medicina Veterinária, Ciência e Tecnologia de Alimentos)

 

f) CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS (Direito, Administração, Turismo, Economia, Arquitetura e Urbanismo, Desenho Industrial, Planejamento Urbano e Regional, Demografia, Ciência da Informação, Museologia, Comunicação, Serviço Social)

 

g) CIÊNCIAS HUMANAS (Filosofia, Teologia, Sociologia, Antropologia, Arqueologia, História, Geografia, Psicologia, Educação, Ciência Política)

 

h) LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES (Linguística, Letras, Artes)

 

i) MULTIDISCIPLINAR (Interdisciplinar: Meio Ambiente e Agrárias, Sociais e Humanidades, Engenharia/Tecnologia/Gestão, Saúde e Biológicas, Ensino de Ciências e Matemática; Materiais: Biotecnologia, Ciências Ambientais)

Advertisements

About fucirla

Fundação semiótica idealista à procura do paraíso perdido da pesquisa científica por obra e graça da corrupção do Governo FHC/PSDB que tomou conta do país, açambarcando-o do Oiapoque ao Chuí, e causando estragos irreversíveis à ciência.
This entry was posted in Uncategorized and tagged . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s